Possuir uma conta no Instagram já não é mais suficiente para ter notoriedade na rede social, isso porque a plataforma leva em consideração uma série de características presentes em cada postagem. Para que você possa potencializar suas publicações, o assunto da vez é como anda a funcionalidade do algoritmo do Instagram em 2021.

O que é algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram é um conjunto de critérios e cálculos que são realizados automaticamente para determinar quais posts devem aparecer para cada usuário e em que ordem, e esses cálculos levam em consideração interações como comentários, compartilhamentos e salvos.

O intuito da rede social é fazer com que os usuários aproveitem ao máximo o seu tempo na plataforma, com um feed personalizado. Você já parou para pensar que o feed de cada usuário aparece de forma diferente?  Para alguém que gosta muito de pets, a tendência é que apareça no feed dessa pessoa mais perfis que mostrem cães e gatos; para alguém que gosta de viajar, a tendência é que esse usuário seja exposto a perfis de viajantes, e por aí vai.

Essa mecânica de algoritmo do Instagram em 2021 pode se comparar ao que o Google faz com os critérios de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo. Por isso, ao seguir certas orientações, as chances de o seu perfil tornar-se relevante cresce.

Entenda os critérios do Algoritmo do Instagram

Apesar de envolver cálculos, muitas vezes incompreendidos por uma maioria, a plataforma definiu três critérios para o processo de algoritmo:

Comportamento do usuário

O primeiro ponto a ser observado pelo Instagram é o comportamento do usuário e, consequentemente, os seus interesses e preferências. Quando um post tem um conteúdo similar às publicações anteriores que o usuário curtiu, ele é classificado de forma positiva e tem mais chances de aparecer no feed da pessoa.

O tempo em que você recebe ou não interações num post

Por mais que a ordem cronológica não seja o fator mais importante para exibir ou não um conteúdo para o usuário, isso não significa que o critério não seja mais utilizado. Uma publicação que não recebeu comentários ou curtidas por muito tempo tende a ser menos exibida.

Relacionamento com seu público

A troca de relacionamento entre o perfil e seus seguidores é levada em consideração. O Instagram entende que os comentários e curtidas, por exemplo, são uma forma de demonstrar interesse.

Frequência de uso

A frequência com que o usuário utiliza o Instagram também é levada em conta. O algoritmo identifica qual foi a última vez que a pessoa acessou a plataforma e prioriza a exibição das publicações que melhor atendem aos critérios identificados para aquele perfil.

Tempo em que você fica na plataforma

O algoritmo também identifica se o usuário utiliza o Instagram em períodos curtos ao longo de um dia ou se a ideia é navegar por mais tempo. A forma como o usuário faz uso da plataforma, portanto, também impacta diretamente sobre os conteúdos que serão exibidos no seu feed.

Dicas para usar o algoritmo do Instagram a seu favor

Separamos algumas dicas que acreditamos ser fundamentais para que você consiga melhores números dentro da plataforma.

Vá além da foto bonita, crie publicações com conteúdos relevantes para se adequar ao Algoritmo do Instagram

Postar com regularidade, tanto no feed quanto nos stories, não significa necessariamente uma maior chance de aparecer, mas a qualidade no conteúdo pode mudar isso. Pense em conteúdos específicos e relevantes para as pessoas que te seguem. O que elas gostariam de saber sobre determinado assunto? Existem novidades ou tendências dentro do seu nicho?

Uma dica para perfil business é analisar as estatísticas das publicações e verificar quais tipos de conteúdo geram melhor resultado. Leve em consideração variáveis como:

  • assunto abordado;
  • formato;
  • horário da publicação;
  • linguagem usada etc.

Faça publicações em horários certos 

No caso de um perfil empresarial é possível extrair informações sobre os melhores dias e horários para publicar – aqueles momentos em que os seguidores estão mais ativos na plataforma. Para quem não tem uma conta comercial, vale observar quais são esses horários, fazendo anotações mesmo, ou por meio de aplicativo que ajude com a informação.

Isso é importantíssimo, porque o algoritmo do Instagram gosta dos posts que recebem engajamento logo nos primeiros minutos após a postagem.

Responda os comentários

Quando você responde os comentários ainda recentes, você gera mais engajamento no post, pois o algoritmo do Instagram entende que aquela postagem está sendo relevante em pouco tempo.

Isso também ajuda a criar um relacionamento com o público, o que é positivo para a reputação on-line.

Use seu direct como se não houvesse amanhã

Incentivar os seguidores a falarem com o perfil por DM (Direct Message ou mensagem provada) vai mostrar para o Instagram a relevância dele pela interação. Afinal, o algoritmo quer muito saber com quem todo mundo conversa no privado.

Esse critério tem um peso bem importante. Então, ao falar com os seguidores por lá, as chances de aparecer primeiro no feed deles é maior.

Por falar em Instagram, fica aqui o nosso @sheikagencia 😉

Se você quiser encontrar mais informações sobre esse tema, você pode encontrar em nossas redes sociais, em nosso canal do YouTube ou ouvindo o nosso podcast que está disponível em todas as plataformas de áudio. Acesse os links abaixo para escolher a melhor opção para você!

FACEBOOK

INSTAGRAM

YOUTUBE

SPOTIFY 

Clique para avaliar esta postagem!
[Total: 0 Average: 0]

Gostou? Comente com seu Facebook 🙋‍♀️

0 comments

Sobre o Autor

Tamires Monteiro

Deixe um comentário

×

Powered by WhatsApp Chat

× Oi, gostou das matérias?