Hoje as técnicas usadas para otimização de sites, blogs e páginas na web pedem mais do que conteúdos aleatórios. Todo texto precisa ser cuidadosamente pensado, escrito de forma coerente de acordo com o seu objetivo de venda e direcionado para o público certo. Mas, afinal, como saber se o conteúdo que está sendo desenvolvido para o seu negócio é o mais adequado?  Com o data marketing!

Isso porque o Data Marketing ou marketing por dados mostra os resultados com base na análise de números gerada a partir do monitoramento, em tempo real, de informações de diferentes plataformas e ações de marketing, como mídias sociais, site, blog, e-mail marketing, SAC, anúncios etc.

Os resultados gerados por dados da audiência, por exemplo, além de apontar um caminho mais assertivo para a criação de conteúdo, ajudam a embasar a tomada de decisão da empresa, por meio de uma melhor capacidade analítica e preditiva.

Como usar Data Marketing integrado ao conteúdo?

Pela sua precisão analítica, o data marketing permite identificar quais conteúdos estão mais alinhados à cada etapa do funil de vendas que cada usuário está. Dessa forma, é mais fácil criar conteúdos para cada fase da jornada de compra, desde a fase de atração (descobrimento) até a conversão.

O que o data marketing identifica que pode ser considerado para o conteúdo?

Faz o mapeamento dos canais de conteúdo

O usuário pode passar por diversos canais durante uma jornada de compra, como Facebook, Instagram, site e outros; então, é importante entender quais são as plataformas usadas nesse caminho e o que pode ser feito dentro desse processo para conduzir a pessoa a efetivar sua compra.

Identifica sazonalidades

Pessoas mudam o tempo todo e isso reflete em sua decisão de compra, o legal é que com o data marketing é possível identificar padrões de comportamento ligados a alguma sazonalidade. Isso pode incluir desde a data de recebimento de salário de uma pessoa até o que ela mais tende a comprar por estações do ano.

Conhece bem a sua audiência

É essencial conhecer as pessoas que nutrem interesse ou empatia pelo seu negócio e os dados captados pelo data marketing ajudam a identificar o perfil desses usuários, dessa forma, você é capaz de entender melhor quais conteúdos serão relevantes.

Monitora os concorrentes e benchmarks

É prudente observar o que anda acontecendo ao seu redor. Com a análise competitiva no marketing de conteúdo fica mais fácil mapear estratégias de concorrentes e benchmarks para entender o que está dando certo e assim se inspirar em novas ideias e conteúdos.

Além disso, você também consegue monitorar a sua posição no mercado. Em uma análise de SEO SEO, é possível saber quem compete com a sua marca nos resultados do Google, por exemplo.

Se você quiser encontrar mais informações sobre esse tema, você pode encontrar em nossas redes sociais, em nosso canal do YouTube ou ouvindo o nosso podcast que está disponível em todas as plataformas de áudio. Acesse os links abaixo para escolher a melhor opção para você!

FACEBOOK

INSTAGRAM

YOUTUBE

SPOTIFY 

Clique para avaliar esta postagem!
[Total: 0 Average: 0]

Gostou? Comente com seu Facebook 🙋‍♀️

0 comments

Sobre o Autor

Tamires Monteiro

Deixe um comentário

×

Powered by WhatsApp Chat

× Oi, gostou das matérias?