As datas comemorativas no marketing digital são excelentes oportunidades para estabelecer comunicação entre os clientes e gerar vendas, mas muitos negócios usam o tema indiscriminadamente sem levar em consideração a relevância do assunto para o seu negócio.
Em todos os 365 dias do ano existem acontecimentos históricos que homenageiam algo ou alguém, mas será que realmente sua marca precisa fazer post sobre tudo? A resposta aqui é simples: NÃO!
Contudo, as datas comemorativas ajudam a alavancar as vendas e, por isso, podem ser eficientes para criar ações temáticas. As campanhas de e-mail marketing, por exemplo, podem se tornar ferramentas de engajamento, mas é preciso planejamento para verificar o que funciona melhor para cada dia especial, e o primeiro passo é ter um calendário editorial.
Calendário editorial
Isso pode ser feito em qualquer software ou até mesmo em uma simples planilha. Procure colocar todas as datas comemorativas que podem ser aproveitadas no seu nicho.
Datas menos populares também podem entrar no calendário, o critério de seleção será a relevância para o seu público-alvo. Por exemplo, todos os e-commerces fazem ações no Dia dos Pais, o que torna a data mais competitiva, mas se você atua no segmento da alimentação, por exemplo, aproveite uma data comemorativa menos conhecida, como o Dia da Família, e explore ações que possam alcançar seu público de maneira ainda mais abrangente.
Datas comemorativas e e-mail marketing
Além de postagens em redes sociais, as datas comemorativas podem ser usadas para o envio de e-mails segmentados. Nesse caso é importante conhecer seu mailing antes de disparar o e-mail. Tente segmentar pela localização, pelo grupo de interesse, idade e gênero. Considere o comportamento do seu consumidor: se ele deixa as compras para a última hora, a mensagem é uma; se ele é muito engajado e compra já no primeiro e-mail, a abordagem deve ser outra.
Deixe um comentário