Para você manter seu negócio atualizado, separamos 5 tendências de marketing digital para 2022. Com a pandemia as mudanças digitais dentro do marketing aceleraram, isso porque as pessoas se habituaram a consumir pela internet, e quando falamos de consumo leva-se em consideração produtos, serviços e também conteúdo.

Com essa mudança de comportamento, o marketing digital foi um dos segmentos mais demandados para dar conta do novo momento da sociedade. E para este ano já temos pistas do que virá. Confira:

 

1 – Vídeos

Se em 2021 o uso de vídeos em estratégias de marketing foi uma forte tendência, a inclusão de conteúdo audiovisual continuará sendo um potencializador das taxas de conversão no marketing digital para 2022.

Um indicador dessa tendência é o próprio Instagram, que passou por atualizações em quatro áreas, entre elas, a relevância do conteúdo em vídeo, considerando o crescimento de fortes concorrentes no mercado, como TikTok e Youtube, etc. Com recomendações no feed, ou seja, mostrando ao usuário conteúdos que ele não segue, o aplicativo tem focado em topics (assuntos em tradução livre), com foco na imersão de vídeos produzidos especialmente para o mobile.

2 – Marketing de conteúdo

Nota-se que grandes organizações estão investindo pesado na produção de conteúdos e nos canais de distribuição. Tal estratégia permite que as comunicações com o público-alvo sejam mais diretas e certeiras.

Através de um marketing de conteúdo estratégico, as oportunidades de negócio surgem com muito mais frequência, além de garantir a relevância da marca. A tendência também foi potencializada com a pandemia, quando as pessoas passaram a consumir muito além de produtos e serviços, na internet, como mencionamos no início do texto.

3 – Experiência por voz

De acordo com um estudo recente da Juniper Research, as transações do comércio por voz aumentarão US$ 4,6 bilhões até o final de 2021, com a possibilidade de alcançar US$ 19,4 bilhões até 2023. Portanto, a jornada do usuário, desde a pesquisa até a compra, tem cada vez mais se utilizado de recursos de voz. O uso das assistentes virtuais está sendo ampliado com a chegada de novas skills para ajudar as pessoas em tarefas cotidianas, como, por exemplo, ensinar a fazer receitas de forma mais divertida e envolvente.

Veja também nossa postagem sobre como o podcast pode contribuir para a sua marca.

4 – Relacionamento via BOTS

Os bots são aplicações autônomas que rodam na internet enquanto desempenham algum tipo de tarefa pré-determinada. Eles estão cada vez mais “inteligentes”, com um grande repertório, tentando evitar a sensação de um contato robotizado. Essas ferramentas estão sendo aprimoradas para oferecer um serviço mais humanizado e personalizado para os clientes, sendo que essa já é uma tendência que tem movimentado o mercado.

5 – Social Selling

Vender nas redes sociais não é exatamente uma novidade, mas o formato do Social Selling é uma tendência forte para 2022. Com os anúncios cada vez mais caros e o alcance orgânico das páginas de marcas e empresas cada vez mais reduzido, chegou a vez dos funcionários se posicionarem como referência no LinkedIn, Facebook e outros.

Isso tem muito a ver com a ideia de ter micro influenciadores internos, que criam e/ou distribuem conteúdo educativo relevante sobre o mercado de um negócio. Eles podem ser profissionais de Vendas, de Marketing ou até de outras áreas, o que importa é fazer com que seguidores avancem na jornada de compra.

Assim, é possível fazer abordagens de vendas mais precisas, já que o profissional consegue ter mais clareza de quem é a pessoa responsável pela tomada de decisão.

Clique para avaliar esta postagem!
[Total: 0 Average: 0]

Sobre o Autor

Tamires Monteiro

Deixe um comentário