Vivemos cercados por informações disponibilizadas em redes sociais e isso faz com que alguns líderes se questionem se ter um site próprio para o seu negócio ainda é necessário. Afinal, por que ter um site já que é possível oferecer e vender produtos e serviços em plataformas como Facebook e Instagram?

Mas, antes de qualquer explicação mais profunda, te convidamos para uma reflexão: pense nas marcas que você consome e acredita, independentemente do segmento, local ou tamanho, elas têm site? É bem provável que todas tenham site próprio, pode pesquisar aí.

Ter um site próprio ainda é fundamental para o seu negócio, porque é uma presença digital personalizada. É por meio do site que sua marca terá o controle de como sua história é contada e como será exposta aos clientes e parceiros. As redes sociais podem até ajudar nas vendas, não deixam de ser um caminho, mas só com um endereço próprio na web as empresas podem ter total controle da sua narrativa.

Ainda pensando em redes sociais, como você não é o “dono” delas, se em algum momento o Instagram, Facebook ou Twitter mudar seus termos de uso, seu negócio precisará se adaptar, ou seja, você corre o risco de transformar um negócio que de repente está indo muito bem para continuar numa dessas plataformas.

Os dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) reforçam essa ideia. O Ipea projeta um crescimento de 4,8% para o PIB nacional este ano (2021) – além de uma alta de 2% para 2022. Parte desse crescimento é puxado pelo comércio eletrônico, que teve um crescimento estimado em 18% no ano passado, segundo a Associação Brasileira de E-commerce, atingindo pelo menos R$ 106 bilhões em receita.

Se a sua empresa não tem um site, a decisão de compra pode ser prejudicada. E vamos mais longe: se o seu negócio já tem um site, você está na frente de muitos. Isso porque, de acordo com um levantamento do Sebrae, 40% das empresas têm perfis em redes sociais e 70% usam WhatsApp, mas somente 27% possuem site (e domínio) próprio. Ao mesmo tempo, a dependência da web tradicional ainda é grande: 63% desses empresários acessam a internet para pesquisar preços e fornecedores, e 54% acessam para comprar insumos.

Mas o que eu preciso para criar e manter um site próprio?

Aqui na Sheik cuidamos de todo o processo de um site, da criação a execução, mas de forma resumida, elencamos 4 elementos primários para manter uma página no ar.

Agora, vamos explicar um pouco a respeito dos 4 elementos primários para criar:

Domínio: Todo site precisa de um endereço, ou seja, link, para ser acessado. Isso é chamado de domínio e deve ser registrado para não ser copiado por ninguém. Geralmente, os sites que fazem o registro de domínio têm pacotes de cobrança anual, garantindo a integridade do seu site durante esse período.

Hospedagem: Esse é o sistema escolhido para fazer a hospedagem do site. Normalmente, os servidores de hospedagem, ou hosts, também oferecem pacotes com domínios. Para escolher o melhor provedor, você deve levar algumas coisas em consideração. Por exemplo, se você tem ou pode contratar uma equipe profissional que saiba programar.

SSL (Segurança):Outro aspecto importante ao criar um site para sua empresa é garantir a segurança do domínio hospedado no servidor. Para isso é necessário pagar o certificados SSL (Secure Socket Layer), que são cadeados digitais que protegem seu site em processos, como transferência de dados, transações financeiras e acessos a links externos. Esses certificados são responsáveis por criptografar todas as informações do site e previnem o roubo de dados de seus clientes.

Manutenção: A manutenção do site é algo a ser pensado desde o início. A manutenção inclui desde quem criará conteúdos, alimentará de forma frequente a plataforma até em quem dará um jeito na situação quando o site der algum bugue.

Se você quiser encontrar mais informações sobre esse tema, você pode encontrar em nossas redes sociais, em nosso canal do YouTube ou ouvindo o nosso podcast que está disponível em todas as plataformas de áudio. Acesse os links abaixo para escolher a melhor opção para você!

FACEBOOK

INSTAGRAM

YOUTUBE

SPOTIFY 

Clique para avaliar esta postagem!
[Total: 0 Average: 0]

Gostou? Comente com seu Facebook 🙋‍♀️

0 comments

Sobre o Autor

Tamires Monteiro

Deixe um comentário

×

Powered by WhatsApp Chat

× Oi, gostou das matérias?