O crescimento da automação no marketing digital já era uma realidade prevista antes da pandemia, mas com o isolamento social, muitas empresas aceleraram os planos e passaram a investir ainda mais em presença na internet e em ferramentas que ajudam a potencializar as vendas.

O marketing digital por si só tem deixado de ser um diferencial e o que de fato tem feito a diferença é evoluir as estratégias para ter mais controle sobre a operação, mais produtividade nas equipes e mais previsibilidade nos resultados. E para tudo isso se usa a automação de marketing.

Par quem ainda tem dúvida, a automação de marketing é o uso de tecnologias que agilizam, automatizam e mensuram tarefas e fluxos de trabalho do marketing, fazendo com que as ações da empresa nos diferentes canais online possam ser personalizadas e escaláveis.

A informação de dados de um possível cliente que antes chegava de forma generalizada, por meio da automação chega com mais especificações capazes de auxiliar o time de vendas.

Não se trata só de automatizar o envio de e-mails. Por meio da automação de marketing entende-se, por exemplo, o interesse do contato (Lead) e seu estágio de compra, além do acesso a todas as informações necessárias naquele momento de forma automatizada.

Outro benefício é que dessa forma é possível escalar o trabalho e gerar mais resultados mesmo sem aumentar a equipe ou investimento. Enquanto a ferramenta faz uma parte do trabalho automaticamente, o time pode focar em outras ações mais estratégicas.

 

Algumas maneiras de usar a automação de marketing no seu negócio

 

Alimenta com frequência e agilidade os leads

Gerar leads com a frequência necessária consiste em enviar uma série de mensagens que têm como objetivo informar futuros clientes sobre o seu negócio, produtos ou serviços.

Esses leads podem ser enviados por email, SMS e WhatsApp, mas já imaginou a trabalheira que seria enviar um a um? Para facilitar esse processo por meio da automação cria-se fluxos de nutrição, com mensagens personalizadas e com envio para uma grande quantidade de pessoas de uma única vez.

Te faz conhecer seu público e segmentar listas

 Você pode produzir listas de contatos de acordo com o perfil de cada lead, levando em consideração não só os dados sociodemográficos, mas também os comportamentais. Assim é possível criar mensagens personalizadas para cada consumidor e desenvolver uma comunicação mais assertiva, o que aumenta as chances de venda.

Essa segmentação é feita de acordo com parâmetros pré-estabelecidos pela equipe de marketing e acontece de maneira totalmente automática, desde que a plataforma de automação de marketing esteja configurada adequadamente.

Pode ajudar a trazer antigos clientes de volta

É bastante comum que alguns clientes deixem de interagir e comprar ao longo do tempo. No entanto, é fundamental estar atento a essas perdas, entendê-las e agir proativamente para recuperar o contato e a confiança.

Uma das melhores maneiras de fazer isso sem ocupar o tempo da equipe é agendar uma automação de marketing que seja disparada quando o vínculo seja considerado interrompido.

Por exemplo: se faz um mês que o cliente não acessa o seu site, não abre seus e-mails e nem realiza compras, é hora de enviar uma campanha personalizada de reengajamento.

Clique para avaliar esta postagem!
[Total: 0 Average: 0]

Gostou? Comente com seu Facebook 🙋‍♀️

0 comments

Sobre o Autor

Tamires Monteiro

Deixe um comentário

×

Powered by WhatsApp Chat

× Oi, gostou das matérias?