O selo GPTW pode ser conquistado pela sua empresa, mas você sabe como? A expertise da Sheik agência é fazer o marketing da sua empresa crescer e trazer ainda mais lucro para o negócio, mas sem um ambiente de trabalho legal e um time  comprometido e engajado não há santo que faça milagre. No marketing e em qualquer outro setor. Hoje, a ideia de proporcionar um local de trabalho mais “feliz” é tão importante que as empresas que conseguem pensar em seus colaboradores e praticar um clima agradável têm condições de conquistar o selo GPTW.

Mas o que é o selo GPTW?

GPTW é a sigla para Great Place to Work, em tradução livre para o português “ótimo lugar para trabalha”. A proposta de conceder uma certificação para as empresas consideradas ótimas para trabalhar nasceu nos anos 1980 e atualmente esse reconhecimento está presente em mais de 53 países e avalia quesitos como benefícios, autonomia, clima organizacional, transparência na gestão, remuneração e orgulho de fazer parte da organização.

 

Como uma empresa pode conquistar esse reconhecimento?

Qualquer empresa pode se inscrever para o programa GPTW, pois, de acordo com o fundador Robert Levering “qualquer empresa, de qualquer tamanho, em qualquer lugar, pode se tornar um excelente lugar para trabalhar”.

A inscrição é paga, mas a empresa pode escolher entre um dos três planos que existem: light, plus e premium. Importante entender que apenas empresas certificadas podem participar do ranking e para ser selecionada a sua empresa participa de 4 fases cruciais, são elas:

Fase 1: consiste na certificação. Para obtê-la é preciso se inscrever em um dos planos e passar por todas as etapas da pesquisa com os funcionários.

Fase 2: após conquistar o certificado, a empresa tem 30 dias para fornecer dados para o programa. São detalhes sobre o perfil, sua cultura e práticas.

Fase 3: as práticas da empresa passam por uma avaliação.

Fase 4: última fase do programa e nessa etapa as empresas aptas podem participar da premiação, além de ganhar o selo Great Place to Work.

 

Como é o questionário e como acontece a avaliação?

Para ser certificada como GPTW, uma empresa precisa alcançar média 70 a partir de um questionário aplicado a todos os colaboradores. A nota é composta por duas pesquisas: a de 5 dimensões, que é responsável por 67% da nota; e a de cultura, responsável por 33%.

Na chamada pesquisa Trust Index são envolvidas 5 dimensões para avaliar a experiência do colaborador.

 

Credibilidade

Aqui é avaliada a confiança que os profissionais sentem em seus gestores e o quanto esses passam credibilidade por meio da comunicação, competência e integridade. Dentro da primeira subdivisão é avaliada a comunicação interna; na segunda a coordenação, supervisão e visão dos gestores; e na terceira a honestidade e confiabilidade que os gestores transmitem para os colaboradores e clientes da empresa.

Respeito

Nessa dimensão é avaliado o quanto os colaboradores se sentem respeitados pelos seus líderes, levando em consideração valorização profissional, colaboração e consideração.

Imparcialidade

Aqui a principal métrica é a justiça dos líderes. Os profissionais avaliam se o reconhecimento, promoções, pagamentos, tratamentos, entre outros, são feitos de uma forma igualitária e imparcial pelos gestores para todos.

Orgulho

É avaliado o sentimento que os colaboradores têm diante da sua função no negócio, da sua equipe e do ambiente que está inserido.

Camaradagem

Esse quesito avalia o companheirismo dentro do negócio por meio da proximidade entre colaboradores e seus líderes; a hospitalidade do ambiente empresarial; e o senso de comunidade criado entre as áreas.

Além das cinco dimensões é feita a pesquisa Culture Audit, que avalia as práticas e políticas implementadas nos negócios pelos líderes para os colaboradores. São avaliados 5 critérios:

  • Autonomia para os colaboradores;
  • Benefícios;
  • Salários;
  • Abertura para inovação;
  • Oportunidade de crescimento.

 

Como funciona o ranking?

A certificação é anual e as empresas que recebem o selo são colocadas em um ranking de acordo com sua nota. A listagem com as posições é divulgada pela revista Época Negócios respeitando algumas categorias:

  • Multinacional (Médio porte)
  • Nacional ( Grande, médio e pequeno porte)
  • Regional ( Estadual)
  • Setorial (De acordo com o setor das empresas)
  • Temático (Respeito a conceitos como LGBTQ+, Étnico Racial, Gênero, entre outros)

Existe também o ranking América Latina, onde os negócios podem ser divididos entre:

  • Multinacionais
  • Grandes Empresas Nacionais
  • Pequenas e Médias Empresas Nacionais
Clique para avaliar esta postagem!
[Total: 0 Average: 0]

Sobre o Autor

Tamires Monteiro

Deixe um comentário